Clock Up
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Gibis, tokusatsus, cinema e cultura pop em geral
 
InícioInício  Blog  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

Compartilhe | 
 

 Rpgistas e suas mancadas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 7, 8, 9, 10, 11  Seguinte
AutorMensagem
B.K.
Passageiro do Den Liner
B.K.

Mensagens : 631
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 60
Localização : Entre os seios de sua mãe!

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeTer 15 Mar - 23:39

As regras são elitistas.
Porque são complexas, chatas e infinitas.
Houvbe uma época em que eram moda mas, encerrada a moda, tudo acabou.
Crianças brasileiras normais não brincam de RPG.

Tanto que esse RPG Quest está enfiado numa editora nanica.

Aliás, que troço chato é esse, com os monstros todos prontos...
O mais legal é criar os monstros, imagina-los e delirar em cima, e não pega-los como se estivéssemos num super-mercado.

Não dá, esses caras adoram queimar dinheiro com bosta.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.milmomes.com
SuperSentai Saruman
Discipulo do Sr Miyagi
SuperSentai Saruman

Mensagens : 85
Data de inscrição : 06/03/2011
Idade : 36
Localização : Além do horizonte, sob o poente.

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeQua 16 Mar - 1:21

Mohamed escreveu:

Não, besta.
É que você não sabe de nada mesmo.

Anes de mais nada, você está agindo como um idiota. Porque você é um idiota.
Essa ridícula maneira didática que escreve, como se aqui teivesse alguém de 12 anos pra cair nesse seu papo furado, é totalmente artificial.

Não vou ser tratado de forma condescendente por um bostinha como você.

Desmistificar é o caralho, maluco. Vá tomar no olho do seu cu. SEU CU.
E vá se foder, antes que eu me esqueça.

Essa porra é texto publicitário.
Eu já to te manjando, cara.



Você inventa um monte de coisas pra provar que está certo, manda tomar no cu, faz o diabo, só que não responde nada direito. Mas eu entendo: cada um tem uma maneira de mostrar incapacidade pra debater. Uns, ficam calados e param de postar. Outros como você, xingam e esperneiam, como menininhas contrariadas.

No mais, vou tomar como elogio a parte que você diz que minha escrita é "didática". Tem gente que acha exatamente o contrário.
Ir para o topo Ir para baixo
B.K.
Passageiro do Den Liner
B.K.

Mensagens : 631
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 60
Localização : Entre os seios de sua mãe!

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeQua 16 Mar - 11:31

Meninas! Meninas, não briguem! É feio!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.milmomes.com
Mohamed
Imperador Sécular Gorgom
Mohamed

Mensagens : 1077
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 49
Localização : Centro da Terra

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeQua 16 Mar - 12:27

SuperSentai Saruman escreveu:
Mohamed escreveu:

Não, besta.
É que você não sabe de nada mesmo.

Anes de mais nada, você está agindo como um idiota. Porque você é um idiota.
Essa ridícula maneira didática que escreve, como se aqui teivesse alguém de 12 anos pra cair nesse seu papo furado, é totalmente artificial.

Não vou ser tratado de forma condescendente por um bostinha como você.

Desmistificar é o caralho, maluco. Vá tomar no olho do seu cu. SEU CU.
E vá se foder, antes que eu me esqueça.

Essa porra é texto publicitário.
Eu já to te manjando, cara.



Você inventa um monte de coisas pra provar que está certo, manda tomar no cu, faz o diabo, só que não responde nada direito. Mas eu entendo: cada um tem uma maneira de mostrar incapacidade pra debater. Uns, ficam calados e param de postar. Outros como você, xingam e esperneiam, como menininhas contrariadas.

No mais, vou tomar como elogio a parte que você diz que minha escrita é "didática". Tem gente que acha exatamente o contrário.

É o que eu pensava mesmo. É tão idiota que leva insulto como elogio.
Você não sabe de nada. E aposto que nunca jogou RPG.
Tudo isso é frase feita.

Tá pensando que está no MBB...
Você só vai se foder por aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.formspring.me/Moh4med
Mohamed
Imperador Sécular Gorgom
Mohamed

Mensagens : 1077
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 49
Localização : Centro da Terra

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeQua 16 Mar - 13:50

Acho que você nem sabe o que significa a palavra 'didático'.
Fica ae, explicando o que já foi exaustivamente discutido na mídia especializada, fóruns e revistas, como se só você soubesse.

Descobriu o Brasil...

É questão de tempo os demais membros do Clock Up descobrirem que você é só retórica e nenhum conteúdo, e ficarem com o saco cheio de você também.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.formspring.me/Moh4med
SuperSentai Saruman
Discipulo do Sr Miyagi
SuperSentai Saruman

Mensagens : 85
Data de inscrição : 06/03/2011
Idade : 36
Localização : Além do horizonte, sob o poente.

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeQua 16 Mar - 14:26

Mohamed escreveu:
]
É o que eu pensava mesmo. É tão idiota que leva insulto como elogio.
Você não sabe de nada. E aposto que nunca jogou RPG.
Tudo isso é frase feita.

Tá pensando que está no MBB...
Você só vai se foder por aqui.

mimi, idiota, bubu, MBB, mimimi...Novidade para você: xingamentos e argumentos de autoridade não vão fortalecer seus argumentos, tampouco o que você acha ou deixa de achar.

Cara! O melhor que você pode contra-argumentar comigo é dizendo "aposto que nunca jogou RPG" ou "eu joguei mais RPG do que vocêêêêê"? Para com isso, cara, que vergonha. Olha outros caras que postaram no tópico, como o Dr.Peste, o Kerdied e até mesmo o BK: mesmo discordando de alguns pontos de vista deles eu os respeito porque pelo menos têm as manhas de argumentar.

Você, quando contrariado, sai xingando como um moleque... e tenta transformar esse fórum, espaço pra debater e compartilhar ideias, num "clubinho" cheio de privilégios onde vc é o fodão.

De mais já falei: vá ler a respeito, aprenda o que é um "mestre" de RPG...não lhe peço que conheça as "regras", os "sistemas" do RPG, e sim os seus princípios (caso queira conversar, é claro) Não o critico por achar um jogo complicado e elitista, mas vejo que gente aqui no tópico mesmo, que diz ter jogado muito menos do que vc, demonstra conhecer bem mais o jogo e ter uma opinião muito mais ponderada.

Mohamed escreveu:
É questão de tempo os demais membros do Clock Up descobrirem que você é só retórica e nenhum conteúdo, e ficarem com o saco cheio de você também.


Conteúdo está lá pra quem ler. Mas não posso exigir que um cara que ao ler "Aspecto professoral do RPG" entende que estão falando do uso do RPG nas escolas...

Agora, ouça o seu guru BK, e só volte a falar quando tiver algo que presta pra dizer: algo que tenha a ver com o tópico, de preferência.
Ir para o topo Ir para baixo
Mohamed
Imperador Sécular Gorgom
Mohamed

Mensagens : 1077
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 49
Localização : Centro da Terra

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeQua 16 Mar - 15:55

Você é tão bestão que não nota quando as pessoas mudam de assunto.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.formspring.me/Moh4med
Mohamed
Imperador Sécular Gorgom
Mohamed

Mensagens : 1077
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 49
Localização : Centro da Terra

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeQua 16 Mar - 16:37

SuperSentai Saruman escreveu:
Cara! O melhor que você pode contra-argumentar comigo é dizendo "aposto que nunca jogou RPG" ou "eu joguei mais RPG do que vocêêêêê"? Para com isso, cara, que vergonha. Olha outros caras que postaram no tópico, como o Dr.Peste, o Kerdied e até mesmo o BK: mesmo discordando de alguns pontos de vista deles eu os respeito porque pelo menos têm as manhas de argumentar.
Você não joga, cara.
Isso que você diz, seguindo cartilha de fabricante é impraticável numa mesa real, com jogadores reais.

Você é muito falastrão, isso sim.
E diz um monte de bobagem decorada como se fosse verdade, mas são experiências que você não viveu.

Desde o primeiro post seu eu estou vendo isso, moleque.

E quem tem manha é p.u.t.a.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.formspring.me/Moh4med
SuperSentai Saruman
Discipulo do Sr Miyagi
SuperSentai Saruman

Mensagens : 85
Data de inscrição : 06/03/2011
Idade : 36
Localização : Além do horizonte, sob o poente.

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeQua 16 Mar - 17:41

Mulamed escreveu:

Você não joga, cara.
Isso que você diz, seguindo cartilha de fabricante é impraticável numa mesa real, com jogadores reais.

Você é muito falastrão, isso sim.
E diz um monte de bobagem decorada como se fosse verdade, mas são experiências que você não viveu.

Você é hábil em falar de coisas que não sabe e de pessoas que não conhece.

Mas eu não sou o assunto do tópico, então pare de falar de mim: minhas opiniões sobre RPG que deveriam te interessar, e elas estão lá pra você rebater ou concordar.

Se você acha se eu jogo ou não RPG, ou se o modo como eu jogo é "impraticável", não me interessa: eu sigo jogando, e você segue com seus ataques de meninha descontrolada.

É cansativo, cara. Aprende a argumentar ou cale a boca, em vez de ficar achando coisas sobre uma pessoa que você só viu num fórum da Internet.

Você tem mesmo 36 anos?
Ir para o topo Ir para baixo
Mohamed
Imperador Sécular Gorgom
Mohamed

Mensagens : 1077
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 49
Localização : Centro da Terra

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeQua 16 Mar - 17:58

Não conheço?
No MBB tem 10 carinhas iguais a você.

"Cale a boca"...
Venha me calar, imbecil.

Aliás, acho que você já se divertiu bastante e já está na hora de você vazar daqui.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.formspring.me/Moh4med
SuperSentai Saruman
Discipulo do Sr Miyagi
SuperSentai Saruman

Mensagens : 85
Data de inscrição : 06/03/2011
Idade : 36
Localização : Além do horizonte, sob o poente.

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeQua 16 Mar - 18:25

Mulamed escreveu:
Não conheço?
No MBB tem 10 carinhas iguais a você.

Que paranóia...não frequento o MBB. Fiz cadastro lá, mas hoje nem mais me lembro da senha. Provavelmente não sou um desses 10 aí. Aliás, raramente frequento fóruns de internet.

Continuei postando aqui pq achei o debate interessante mesmo (tirando as suas contribuições).

Não vou calar a boca de ninguém, você já falou tanta bobagem, e mais uma, menos uma, não faz diferença. Mas se quiser continuar brincando de adivinhar quem eu sou ou se pretende continuar escrevendo uma biografia da minha vida, me manda uma MP ou abre um tópico pra mim! Laughing

Esse aqui é sobre RPG, né? Se bem que acho que o tópico já rendeu o que tinha que render.

Citação :
Aliás, acho que você já se divertiu bastante e já está na hora de você vazar daqui.

Imagine. Eu ainda estou rindo bastante.

Da sua cara.

Continue, por favor, Sr. Fodão!

Ir para o topo Ir para baixo
Mohamed
Imperador Sécular Gorgom
Mohamed

Mensagens : 1077
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 49
Localização : Centro da Terra

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeQua 16 Mar - 18:41

Duvido que você não frequenta o MBB.
É sempre assim. Quem começou agora e não sabe de nada acha que o mais experiente diz bobagem mesmo.
O adolescente acha que o mundo começou no dia que ele nasceu.

Vai jogar tormenta, bebezão.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.formspring.me/Moh4med
Quiof
Tia do Batemá
Quiof

Mensagens : 281
Data de inscrição : 20/09/2010

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeQua 16 Mar - 19:33

acho que o matou o RPG brasileiro de bancas foi a internet, o próprio Catarro percebeu isso e lançou uma versão pdf de 3D&T, o mesmo aconteceu com Tagmar e esse Old Dragon.

sobre Card Games, os cards Pokémon e Yu-Gi-Oh! fizeram sucesso por causa dos animes, só que nem sempre a molecada jogo como card game, às vezes joga bafo mesmo, isso acontece muito com esses card pirata de papelão que vendem do Naruto, Ben 10 etc...
Ir para o topo Ir para baixo
SuperSentai Saruman
Discipulo do Sr Miyagi
SuperSentai Saruman

Mensagens : 85
Data de inscrição : 06/03/2011
Idade : 36
Localização : Além do horizonte, sob o poente.

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeQua 16 Mar - 21:15

Mulamed escreveu:
Duvido que você não frequenta o MBB.
É sempre assim. Quem começou agora e não sabe de nada acha que o mais experiente diz bobagem mesmo.
O adolescente acha que o mundo começou no dia que ele nasceu.

Vai jogar tormenta, bebezão.

A analogia pra você é a seguinte: um cara que jogava,digamos, Telejogo tentando entender como funciona um game online de última geração. Os tempos mudaram, Mohá. Se pra pior ou pra melhor, eu não sei dizer - de fato não sou tão velho quanto você e não conheço o espírito daquela época.

Contudo, conheço os jogos que você (diz que) jogava lá no Paleolítico: D&D 1º edição, o Advanced Dungeons & Dragons e outras velharias como Gurps. E eu posso te dizer, tendo lido esses manuais e sendo um apreciador do Sistema D20 e da 3º edição do D&D: em termos de jogo, pouca coisa mudou. A 3º edição, no início, tentava até mesmo resgatar o espírito da primeira edição, voltando com coisas clássicas como o Monge e o Bárbaro (enquanto classes básicas).

Você pode até ter jogado na época em que a minha avó ainda era adolescente, mas isso não te torna "experiente" em RPG: os jogos que você (diz que) jogava mudaram, ou não existem mais. É só baixar qualquer livro de regras e conferir. Pelo que eu entendi, o modo que você (dizia que) jogava era o puro e simples hack'n slash: invadir dungeon, saquear tesouros, matar dragões - tipo um videogame, mesmo.

Porra, isso é extremamente divertido, mas não a única forma de jogar. Meu grupo gostava de histórias onde podiam interpretar, onde o bardo do grupo poderia usar aquela canção para conquistar uma donzela, onde um ladrão aventureiro poderia se infiltrar disfarçado em um culto maligno, e onde o grupo poderia viajar para Cidades Planares e barganhar com Demônios que não podiam ser vencidos pela espada. Isso, sem deixar de lado as masmorras com Dragões Antigos esperando apenas para ter seus tesouros roubados;

Tudo isso é RPG, não há uma maneira "certa" ou "errada" de jogar, o jeito do "jogador experiente" e o jeito do jogador novato. Você que está colocando essa distinção, você que está elitizando, ao colocar que há um jeito certo ou errado de jogar.

"Ah, mas as regras eram mais simples naquela época". Não, pouca coisa mudou, e se mudou, agora que ficou mais simples. E não sou só eu que te disse isso: leia o que o Kerdied falou. Você conhece o D&D hoje em dia? Viu a 3º edição? Viu esta 4º? Se viu, então eu não preciso te dizer nada disso.

"Ah, mas tinha Dragon Dice". Dragon Dice era legal. Mas não era RPG, e sim um jogo similar.

"Ah, mas RPGista compra livro só por causa das ilustrações" Você fazia isso? Eu compro pelas histórias, ilustrações bonitas são extra.
Ir para o topo Ir para baixo
SuperSentai Saruman
Discipulo do Sr Miyagi
SuperSentai Saruman

Mensagens : 85
Data de inscrição : 06/03/2011
Idade : 36
Localização : Além do horizonte, sob o poente.

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeQua 16 Mar - 21:24

Agora, pondo em termos mais simples: se a tua experiência é tanta, estou a disposição para ouvir de vossa sapiência como era uma sessão de jogo na sua época. Se você jogava mesmo, duvido que seja tão diferente do quanto é hoje em dia (deve haver uma ou outra mudança, mas com certeza é pontual).
Ir para o topo Ir para baixo
Mohamed
Imperador Sécular Gorgom
Mohamed

Mensagens : 1077
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 49
Localização : Centro da Terra

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeQua 16 Mar - 21:34

É filhote.
Só eu que estou dando atenção pra você....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.formspring.me/Moh4med
SuperSentai Saruman
Discipulo do Sr Miyagi
SuperSentai Saruman

Mensagens : 85
Data de inscrição : 06/03/2011
Idade : 36
Localização : Além do horizonte, sob o poente.

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeQua 16 Mar - 21:56

Mohamed escreveu:
É filhote.
Só eu que estou dando atenção pra você....

na verdade, é exatamente o contrário.
Ir para o topo Ir para baixo
Mohamed
Imperador Sécular Gorgom
Mohamed

Mensagens : 1077
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 49
Localização : Centro da Terra

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeQui 17 Mar - 11:54

Ã-hã...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.formspring.me/Moh4med
Dr-Peste
Fazendeiro da Semana
Dr-Peste

Mensagens : 137
Data de inscrição : 17/10/2010
Localização : Sampa-Peste

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeDom 20 Mar - 21:34

Mohamed escreveu:
É filhote.
Só eu que estou dando atenção pra você....

SuperSentai Saruman escreveu:
Mohamed escreveu:
É filhote.
Só eu que estou dando atenção pra você....

na verdade, é exatamente o contrário.

Mohamed escreveu:
Ã-hã...
Rpgistas e suas mancadas - Página 8 70082_tenista___rafael_nadal
Rpgistas e suas mancadas - Página 8 Montcourt_tennis_death_432_20090707
Rpgistas e suas mancadas - Página 8 26 Orly

Também tenho essa impressão de que houve uma estagnação no mundo do RPG( ao menos em termos de Brasil) .
Mas isso pode pode ser algo fruto do meu próprio afastamento deste universo, o que gera essa noção de encolhimento do mesmo.
Mas há alguns anos, já afastado do jogo, me parecia que se falava mais a respeito do mesmo fora dos circuitos “rpgisticos”, o que sempre me chamava à atenção, com um comentário num jornal local alí, uma convenção acolá.

Certas atividades parecem seguir um determinado ciclo:
Nascem nas catacumbas e becos, praticados por alguns poucos iniciados.
Depois começam a chamar a atenção e criar intere$$e de outros, elevando a temperatura até a febre da crista da onda, quando a sensação que os envolvidos têm é de que vão dominar o mundo.

E finalmente começam a descer a ladeira, quando se distinguem os modismos daquelas coisas que vieram pra ficar, com os primeiros desaparecendo do mapa ,enquanto os outros atingem um ponto de equilíbrio . Foi assim com o Paintball, por exemplo.
Certas atividades já trazem em sí as qualidades intrínsecas que permitem sua popularização.

O futebol no Brasil chegou como esporte de elite, praticado nos “sport clubs”(nome que subsiste em muitos clubes brasileiros)dos bem nascidos.
Mas logo se tornou no esporte do povão.

Mas não é preciso dizer que o críquete continuou um esporte restrito aos clubes de bacanas.
Interessante o que foi dito aí atrás, pelo Kerdied sobre o : “não há mercado, criemos o nosso”.
Ou como o Saruman mencionou que “se o pessoal se afastar muito das regras e do formato geral do jogo pode resultar em algo legal, mas não será mais o RPG como conhecemos.”

E por que não ? Neutral

É verdade que o RPG nasceu dos jogos de estratégia. Mas também é verdade que isto só ocorreu na medida em que o RPG deu um passo pra fora do cercado destes mesmos war games.
Se o mercado de RPG aqui estiver mesmo estagnado, medidas para tirar a bola do atoleiro precisariam de um chute com alguém com traves de alumínio na chuteira, tipo uma Hasbro. Mas eu não contaria muito com isso por aqui.

Agora pra quem quer correr por fora e acredita que o mercado potencial no universo daqueles que nem conhecem o que é RPG é tão vasto, porque simplesmente não ignorar tudo que está por aí e partir pra iniciativas mais ousadas, descompromissadas, quebrando paradigmas a cabeçadas e produzindo até a picaretagens divertidas , ao invés de lançar a enésima versão fundo de quintal de D&D , só modificando os nomes nos mapas ?
É claro que aclimatar totalmente um produto cultural importado não é coisa simples.

Tá aí o CQB pra provar isso, com seu gritinho do Ipiranga contra os nefastos comics, mas ficam, aí uivando e babando bravatas patriotísticas, mas se arrastando de quatro, eternamente acorrentados ao cadáver do Homem-aranha, Batman, Hulk e do Galactus.

Se este vasto oceano de não iniciados é tão promissor, porque não navegar mais leve ?
Eu entendo que grandes, médias e mesmo pequenas editoras continuem na estratégia da pirâmide invertida, com o pequeno grupo de fãs que sempre compram , servindo como base de sustentação , pois afinal estas empresas tem os interesses e preocupações das velhinhas que aplicam no BOVESPA.

Querem acima de tudo preservar sua saúde, não têm mais interesse em pegar no pesado e qualquer dois dedos acima do rendimento da poupança já é lucro.
Mas a galera nova do freelance, indies , microempreendedores e esporos soltos no ar ,parecem seguir atrás desta mesma política dos “grandes”, feito aqueles peixes que seguem os tubarões. Capital de risco e empreendedorismo são outras palavras ainda em desuso neste setor.
Tenho dúvidas sobre o limite de popularização dos RPGs, devido ao que já explanei antes(É como tentar vender um jogo de tabuleiro cuja peça mais importante , ou o próprio tabuleiro, não viesse dentro da caixa, sendo que esta peça/tabuleiro é o Mestre do Jogo)

SuperSentai Saruman escreveu:

Contudo, conheço os jogos que você (diz que) jogava lá no Paleolítico: D&D 1º edição, o Advanced Dungeons & Dragons e outras velharias como Gurps.
Eu joguei Gurps ...
FUUUUUUU
Mas um fato que pesou na minha própria experiência foi a falta de um produto de entrada do Steve Jackson.
O mini gurps/ Gurps lite surgiram uns DEZ ANOS depois do Módulo Básico .
Tô ficando deprê. Down
Rpgistas e suas mancadas - Página 8 Velhinho
No módulo básico do Gurps, um calhamaço da grossura das tábuas da lei, já existia o conceito de que as regras podiam simplificadas, ignoradas, adaptadas ,sendo sempre facultativo ao GM usá-las ou não. Mas para sacar isso o iniciante já teria lido e se enroscado naquela “Ramayana” de regras, demandando um conhecimento do que e como simplificar, o que foge completamente da noção de produto de entrada.
Era um produto para expertos , com opção de ser apresentado de modo mais digerível aos jogadores novatos(Mas o GM se estrepava na preparação/adaptação da coisa)

Card games aí do Bk, apesar de nada terem a ver com RPG, podem servir de produto de entrada, se não do RPG, ao menos do universo ficcional dos personagens dele, com o RPG como um produto a mais.
Fugindo um pouco do assunto, mas não muito, outro lance interessante que pode servir de entrada ao RPG são os livros jogos, ou interativos, tipo “ escolha a sua aventura” e “Enrola e desenrola”.

Também estão tão longe de um RPG quanto a Terra de Alfa centauro, mas me recordo que na minha época de RPg ...cof, cof ...Rpgistas e suas mancadas - Página 8 Townspeople-Crazy-Old-Man-icon muitos jogadores daquela geração tinham tido o primeiro contato com narração de histórias interativas de fantasia através deles ,quase como se fossem proto-RPGs.
Eu e uns amigos, por exemplo ,quando mulekis ,lemos alguns livros em grupo .

E os recursos que hoje podem ser agregados com os e-readers e I-pads da vida podem dar um novo fôlego e uma maior e mais profunda dimensão ao formato.

Ir para o topo Ir para baixo
http://docpeste.wordpress.com/
Mohamed
Imperador Sécular Gorgom
Mohamed

Mensagens : 1077
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 49
Localização : Centro da Terra

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeSeg 21 Mar - 9:33

Dr-Peste escreveu:

Mas isso pode pode ser algo fruto do meu próprio afastamento deste universo...
Mas o que levou a esse afastamento?

Dr-Peste escreveu:

Ou como o carinha mencionou que “se o pessoal se afastar muito das regras e do formato geral do jogo pode resultar em algo legal, mas não será mais o RPG como conhecemos.”
E por que não ? Neutral
Exatamente. E porque não?
"O RPG que conhecemos", vírgula. O RPG que ele conhece.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.formspring.me/Moh4med
SuperSentai Saruman
Discipulo do Sr Miyagi
SuperSentai Saruman

Mensagens : 85
Data de inscrição : 06/03/2011
Idade : 36
Localização : Além do horizonte, sob o poente.

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeSeg 21 Mar - 13:53

Dr-Peste escreveu:
Ou como o Saruman mencionou que “se o pessoal se afastar muito das regras e do formato geral do jogo pode resultar em algo legal, mas não será mais o RPG como conhecemos.”

E por que não ? Neutral

Quando eu respondi isso tinha em mente o dissensso que existia aqui no tópico sobre o que é RPG. Vi o B.K. propondo cardgames como "solução para o RPG", quando muito funciona como porta de entrada e é um jogo que funciona com mecânicas diferentes. É interessante, mas não é RPG.

Criar um jogo ao estilo do que o B.K está propondo é algo muito interessante, mas não é RPG, pois têm alguns elementos que ficam de fora da proposta dele: a figura do Mestre, a possibilidade de cada jogador controlar um personagem (e a possibilidade de criá-lo, também), o caráter narrativo (mesmo que a narração seja o clássico "invadir a masmorra, matar o dragão, pegar o tesouro").

Essas coisas ficam de fora, porque pra esses caras o RPG é um "sistema matemático de emulação de batalhas". Quando na verdade esse aspecto concorre, ou até mesmo fica em segundo plano, com esses outros elementos. Podemos mudar as regras o quanto quiser: D20 (D&D), GURPS, 3D&T...ainda assim vai ser RPG.

Mas se você tirar completamente a figura do Mestre, já se está mexendo num princípio do RPG, porque este tipo de jogador é indispensável -- mesmo que ele seja recondicionado, sua figura reformulada, ele tem que estar lá. Mesmo quando o RPG estava mais para Wargame do que para o que é hoje, esse personagem SEMPRE existiu.


Citação :

Eu joguei Gurps ...

Um dos primeiros RPGs que eu peguei foi um GURPS também, mas meu grupo nunca foi muito longe no jogo. Me lembro que tinha lá uma página em que o autor explicava todas as regras mais básicas, e foi até aí que fomos, porque a complexidade na época realmente nos desanimou. Só voltamos ao RPG quando vimos o 3D&T em bancas, e depois disso passamos ao Sistema D20.

Na época o GURPS estava bem parado, e não tinha lançamentos da Devir, e quando surgiu a Licença Aberta - as regras de D&D foram liberadas para uso de outras empresas - houve uma espécie de "Revolução D20" e Gurps foi meio que para escanteio (lá nos EUA...imagine aqui: foi completamente desprezado). Recentemente, saiu aqui no Brasil (com muitos anos de atraso) o GURPS 4º edição: mas ainda não vi como ficou.
Ir para o topo Ir para baixo
SuperSentai Saruman
Discipulo do Sr Miyagi
SuperSentai Saruman

Mensagens : 85
Data de inscrição : 06/03/2011
Idade : 36
Localização : Além do horizonte, sob o poente.

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeSeg 21 Mar - 14:07

Mulamed escreveu:

Exatamente. E porque não?
"O RPG que conhecemos", vírgula. O RPG que ele conhece.


Foi o que expliquei lá em cima. Tem certos elementos que definem o RPG, e um dos principais é a figura do mestre. E, isso, desde sempre: com mais ou menos atribuições à sua figura, ele sempre esteve lá. É nesse sentido que eu quis dizer que um jogo como o do B.K ou Dragon Dice podem ser muito interessantes,mas não são RPG.

Eu acho que o RPG que você conhece, Mohamed, não é muito diferente do que eu estou habituado a jogar também: são os mesmos jogos, a diferença é que meu grupo gosta mais do aspecto de roleplay que o jogo oferece. Ontem fizemos o início de uma nova campanha:a história girava em torno de um herói corrompido, que voltava à vila onde nasceu (esse mesmo herói era um personagem de um dos jogadores, numa antiga campanha) Nessa vila,viviam os personagens dos jogadores. O tal herói era um personagem de 20º nível em D&D, enquanto os jogadores eram todos personagens de 1º nível. Desde o início, eles nunca poderiam "vencer", e o máximo que eles podiam fazer eram resgatar pessoas e simplesmente sair com vida de seu vilarejo. Já a minha primeira aventura de RPG de todos os tempos consistia em "invadir uma masmorra dominada por Orcs e derrotar o Rei deles". Ambas foram diferentes, mas cada uma foi divertida a sua maneira.
Ir para o topo Ir para baixo
B.K.
Passageiro do Den Liner
B.K.

Mensagens : 631
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 60
Localização : Entre os seios de sua mãe!

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeTer 22 Mar - 11:40

A merda é querer ser xiita com um maldito jogo!
Um-maldito-jogo-de-moleque!
Que é legal, que fulaninho gosta mas PORRA!
É-um-maldito-jogo-de-moleque!

Tem que tirar essa visão enaltecedora e saudosista do RPG e ver onde é que ele está cagado.
Porque ele teve seu apogeu e, hoje, está na bosta, sendo editado por boyzinho bancado pela família.

"Ah, mas lá fora o mimimi..."
Foda-se lá fora!
O que eu quero saber é porque essa merda falhou e manter-se, enquanto outros tantos jogos ainda estão por aí, firmes e fortes.

A resposta é uma só: adultos não brincam com RPG.
Por ser um produto estritamente para crianças e adolescentes, o RPG tem prazo certo pra morrer.
Ele morre quando o jogador fica adulto. Quando ele cresce, descobre boceta, trabalho, dinheiro, cocaína, o diabo que seja mas ele CRESCE!

E o RPG não acompanha esse crescimento.

Por isso que o Banco Imobiliário está aí há dezenas de anos e sempre vende, sempre é jogado, sempre faz sucesso.
Não tem campeonatos nacionais, não tem mimimi e nem sites punhetando em cima com livros e delírios a respeito...

Mas muito mais gente joga Banco Imobiliário do que RPG.
Porque é um jogo de família.
Para todos.

RPG não consegue ser um jogo de família.
Normal. Faz parte.

Então, precisava ser. Isso, se quiser ser popular de novo e não idílio de nerd solitário.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.milmomes.com
The Fool
Membro do Esquadrão Relampago
The Fool

Mensagens : 792
Data de inscrição : 21/09/2010
Idade : 48
Localização : Carapicuiba - SP

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeTer 22 Mar - 12:52

Momento!

BK, existem RPGs com temática mais adulta sim, lá fora!
Aqui o povo fica só no infanto-juvenil por causa de uma coisa chamada preguiça e falta de visão!
Dá uma olhada aqui nessa busca que eu fiz no Google, veja se procede a informação:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&safe=off&q=+site:amazon.com+adult+rpg+books&sa=X&ei=yb6ITZi-EO-z0QHLsd3-DQ&ved=0CAIQqAQwAw

O que eu fiquei sabendo é que os gringos de forma geral, tem preferido jogar rpg pela net, seja em grupos de discussão ou em MMOs. PARECE que os livros foram meio deixados de lado.
PARECE, não tenho certeza disso.
Falando da discussão em si: eu concordo com o Saruman, o mercado se elitizou sim. Na época da febre por RPG, tinham produtos com um apelo mais popular, mais baratos.
Livros de 3D&T, os livros da editora Daemon com seu sistema próprio, os meninos faziam uma boa pesquisa das coisas e não enfiavam a faca como a Devir faz.
Mas daí veio o D20, o Catarro e companhia foram de mala e cuia pro sistema, abandonaram o 3D&T e foda-se. Estamos no D20, quem quiser, fica aí.
Qiuando chegou a Quarta edição eles ficaram ressabidos de seguir o mercado ( leia-se, a Devir ). Lançaram o Tormenta RPG com um sistema adaptado do D20, ligaram o foda-se de novo e foram pra quarta edição.
Só que nesse meio tempo, o Catarro foi atropelado por uma coisa: o 3D&T não morreu!
http://otolofala.blogspot.com/2008/10/3d-vai-voltar.html

Resignado, ele voltou a mexer na coisa. Ou pelo menos diz que voltou a mexer.
Fez um livrinho novo, botou o download disponível do site da Editora Jambô, já sabendo que na net o povo baixa mesmo e foda-se se o livro vai ficar 10 anos na livraria pra vender.
http://www.jamboeditora.com.br/comunidade/downloads/3d&t.zip

Mas isso tudo é passado. É novo, recente, mas é velho.
Pessoal da Editora Daemon na minha opinião, tavam fazendo um trampo decente, tem uma dezena de netbooks disponíveis no site da editora, os impressos não são tão caros comparando com os da Devir, mas...
Eles pararam.
Aqui:
Citação :

http://www.Foro de São Paulo.com.br/Main#CommMsgs?cmm=113114&tid=5489813286348678593

Foi até comentado pelo Marcelo Catarro:
http://www.formspring.me/Catarro/q/781192481?1300808669798

Teve uma época, eles mandaram pras bancas de jornal alguns títulos de RPG, o Supers RPG, pra RPGs com super-poderes e o Anime RPG, falaram nos livros que ia ter suplementos e tal, eu frequentava o fórum da editora Daemon nessa época, mas...não rolou.
Comprei alguns livros da editora, mas depois de um tempo, pararam de sair ou eram coisas que não me interessavam.
Depois de um tempo, foi tudo pro saco.

Brasil
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.otolofala.blogspot.com
Kaiju
Ex BBB
Kaiju

Mensagens : 57
Data de inscrição : 25/09/2010

Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitimeTer 22 Mar - 22:40

O problema nem é tanto a temática, porque tem rpg de tudo. Não tendo dá pra fazer ou adaptar.

Acredito que um dos grandes problemas para o rpg conseguir se popularizar seja a necessidade de uma preparação prévia mínima de material, como fichas de personagens e aventuras. Parece bobagem, mas demanda alguma dedicação, tempo e imaginação, coisas que talvez a maioria das pessoas não tenha mesmo ou dificilmente queira investir num jogo, especialmente adultos. A liberdade de criação é o maior atrativo e diferencial, o mais interessante, mas costuma deixar as pessoas perdidas no início (principalmente sem a orientação de alguém já familiarizado com o rpg) e algumas nunca aprendem a lidar direito com ela. Quem está começando leva tempo por ainda estar aprendendo a jogar, quem já tem experiência tende a querer criar algo mais complexo ou experimentar algo novo, gastando um tempo também. Talvez as pessoas realmente prefiram algo simples e imediato, que dê pra resolver jogar do nada, com apenas outra pessoa (com opção de mais pessoas jogarem juntas, se possível) ou pela internet, como um baralho, jogo de tabuleiro ou game. Material pronto pra jogar seria uma solução se não fosse de uso único (ou cansasse rápido) e de alto custo, tendo que competir com games que hoje em dia já vem com opções de customização e ramificações de história que pra muitos bastam.

Outro grande problema é o modo de jogo em campanhas, contínuo. O problema é que isso demanda conseguir reunir um mesmo grupo razoável de pessoas (de pelo menos ou preferencialmente quatro ou cinco, sem faltas), com uma certa frequencia, para passarem uma tarde ou dia jogando. De novo, o sério problema da falta de tempo, ou capacidade de organização dele de alguns. Claro que nada impede que se jogue apenas aventuras de uma única sessão de vez em quando, mas convenhamos, fatalmente tanto quem está começando quanto quem tem experiência pode não conseguir fechar uma aventura numa única sessão. Que pode acabar se extendendo e virando uma campanha. Ou então simplesmente querer jogar uma campanha mesmo para experimentar uma trama maior com mais complexidade. Dificilmente alguém se animaria em comprar e estudar tantos livros para só jogar raramente, seria dose, mas é o que pode acabar acontecendo com a dificuldade de marcar reuniões em pessoa.

B.K. escreveu:
O que eu quero saber é porque essa merda falhou e manter-se, enquanto outros tantos jogos ainda estão por aí, firmes e fortes.

A resposta é uma só: adultos não brincam com RPG.
Por ser um produto estritamente para crianças e adolescentes, o RPG tem prazo certo pra morrer.
Não é simplesmente por ser voltado a crianças e adolescentes que algo vai entrar em declínio. Se existe alguém que começou a jogar rpg depois de adulto sem ser por intermédio de alguém que já jogasse, nunca tendo jogado ou conhecido quando jovem, realmente deve ser considerado um exemplar raríssimo de exceção à regra. No entanto o mesmo poderia ser dito de qualquer card game, que é altamente rentável e com certeza tem menos jogadores adultos ainda do que o rpg.

B.K. escreveu:
Por isso que o Banco Imobiliário está aí há dezenas de anos e sempre vende, sempre é jogado, sempre faz sucesso.
Não tem campeonatos nacionais, não tem mimimi e nem sites punhetando em cima com livros e delírios a respeito...

Mas muito mais gente joga Banco Imobiliário do que RPG.
Porque é um jogo de família.
Para todos.
Realmente é uma chave pro sucesso, não tem o que discutir. Algo voltado para crianças que pode ser jogado também por familiares (e É jogado por conseguir ser pelo menos minimamente interessante para qualquer idade) deve acabar agregando um baita valor nostálgico, que faz com que uma geração compre e jogue com a próxima, perpetuando um ciclo.

Fabiano Alves escreveu:
O que eu fiquei sabendo é que os gringos de forma geral, tem preferido jogar rpg pela net, seja em grupos de discussão ou em MMOs.
Pra quem curte rpg pelo combate estratégico os MMOs bastam, limando o primeiro problema que citei e reduzindo o segundo (que deixa de ser uma restrição), sendo que não impedem o lado da interpretação, ainda que meio restrita.

Já vi sites e programas com chat e ferramentas como dados para se jogar rpg tradicional online há MUITO tempo atrás. Nunca usei, não sabia como funcionavam e achei que não deram certo por nunca mais ter visto algo parecido. Mas talvez seja mesmo tendência agora, me lembro que quando dei uma olhada no D&D quarta edição vi que a empresa estava investindo nesse tipo de coisa. Deve reduzir o segundo problema, a princípio.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Rpgistas e suas mancadas - Página 8 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 8 I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Rpgistas e suas mancadas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 8 de 11Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 7, 8, 9, 10, 11  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clock Up :: Principal :: Criações-
Fórum gratuito | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum