Clock Up
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Gibis, tokusatsus, cinema e cultura pop em geral
 
InícioInício  Blog  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

Compartilhe | 
 

 Rpgistas e suas mancadas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 7, 8, 9, 10, 11  Seguinte
AutorMensagem
SuperSentai Saruman
Discipulo do Sr Miyagi
SuperSentai Saruman

Mensagens : 85
Data de inscrição : 06/03/2011
Idade : 36
Localização : Além do horizonte, sob o poente.

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeSeg 21 Mar - 13:53

Dr-Peste escreveu:
Ou como o Saruman mencionou que “se o pessoal se afastar muito das regras e do formato geral do jogo pode resultar em algo legal, mas não será mais o RPG como conhecemos.”

E por que não ? Neutral

Quando eu respondi isso tinha em mente o dissensso que existia aqui no tópico sobre o que é RPG. Vi o B.K. propondo cardgames como "solução para o RPG", quando muito funciona como porta de entrada e é um jogo que funciona com mecânicas diferentes. É interessante, mas não é RPG.

Criar um jogo ao estilo do que o B.K está propondo é algo muito interessante, mas não é RPG, pois têm alguns elementos que ficam de fora da proposta dele: a figura do Mestre, a possibilidade de cada jogador controlar um personagem (e a possibilidade de criá-lo, também), o caráter narrativo (mesmo que a narração seja o clássico "invadir a masmorra, matar o dragão, pegar o tesouro").

Essas coisas ficam de fora, porque pra esses caras o RPG é um "sistema matemático de emulação de batalhas". Quando na verdade esse aspecto concorre, ou até mesmo fica em segundo plano, com esses outros elementos. Podemos mudar as regras o quanto quiser: D20 (D&D), GURPS, 3D&T...ainda assim vai ser RPG.

Mas se você tirar completamente a figura do Mestre, já se está mexendo num princípio do RPG, porque este tipo de jogador é indispensável -- mesmo que ele seja recondicionado, sua figura reformulada, ele tem que estar lá. Mesmo quando o RPG estava mais para Wargame do que para o que é hoje, esse personagem SEMPRE existiu.


Citação :

Eu joguei Gurps ...

Um dos primeiros RPGs que eu peguei foi um GURPS também, mas meu grupo nunca foi muito longe no jogo. Me lembro que tinha lá uma página em que o autor explicava todas as regras mais básicas, e foi até aí que fomos, porque a complexidade na época realmente nos desanimou. Só voltamos ao RPG quando vimos o 3D&T em bancas, e depois disso passamos ao Sistema D20.

Na época o GURPS estava bem parado, e não tinha lançamentos da Devir, e quando surgiu a Licença Aberta - as regras de D&D foram liberadas para uso de outras empresas - houve uma espécie de "Revolução D20" e Gurps foi meio que para escanteio (lá nos EUA...imagine aqui: foi completamente desprezado). Recentemente, saiu aqui no Brasil (com muitos anos de atraso) o GURPS 4º edição: mas ainda não vi como ficou.
Ir para o topo Ir para baixo
SuperSentai Saruman
Discipulo do Sr Miyagi
SuperSentai Saruman

Mensagens : 85
Data de inscrição : 06/03/2011
Idade : 36
Localização : Além do horizonte, sob o poente.

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeSeg 21 Mar - 14:07

Mulamed escreveu:

Exatamente. E porque não?
"O RPG que conhecemos", vírgula. O RPG que ele conhece.


Foi o que expliquei lá em cima. Tem certos elementos que definem o RPG, e um dos principais é a figura do mestre. E, isso, desde sempre: com mais ou menos atribuições à sua figura, ele sempre esteve lá. É nesse sentido que eu quis dizer que um jogo como o do B.K ou Dragon Dice podem ser muito interessantes,mas não são RPG.

Eu acho que o RPG que você conhece, Mohamed, não é muito diferente do que eu estou habituado a jogar também: são os mesmos jogos, a diferença é que meu grupo gosta mais do aspecto de roleplay que o jogo oferece. Ontem fizemos o início de uma nova campanha:a história girava em torno de um herói corrompido, que voltava à vila onde nasceu (esse mesmo herói era um personagem de um dos jogadores, numa antiga campanha) Nessa vila,viviam os personagens dos jogadores. O tal herói era um personagem de 20º nível em D&D, enquanto os jogadores eram todos personagens de 1º nível. Desde o início, eles nunca poderiam "vencer", e o máximo que eles podiam fazer eram resgatar pessoas e simplesmente sair com vida de seu vilarejo. Já a minha primeira aventura de RPG de todos os tempos consistia em "invadir uma masmorra dominada por Orcs e derrotar o Rei deles". Ambas foram diferentes, mas cada uma foi divertida a sua maneira.
Ir para o topo Ir para baixo
B.K.
Passageiro do Den Liner
B.K.

Mensagens : 631
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 60
Localização : Entre os seios de sua mãe!

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeTer 22 Mar - 11:40

A merda é querer ser xiita com um maldito jogo!
Um-maldito-jogo-de-moleque!
Que é legal, que fulaninho gosta mas PORRA!
É-um-maldito-jogo-de-moleque!

Tem que tirar essa visão enaltecedora e saudosista do RPG e ver onde é que ele está cagado.
Porque ele teve seu apogeu e, hoje, está na bosta, sendo editado por boyzinho bancado pela família.

"Ah, mas lá fora o mimimi..."
Foda-se lá fora!
O que eu quero saber é porque essa merda falhou e manter-se, enquanto outros tantos jogos ainda estão por aí, firmes e fortes.

A resposta é uma só: adultos não brincam com RPG.
Por ser um produto estritamente para crianças e adolescentes, o RPG tem prazo certo pra morrer.
Ele morre quando o jogador fica adulto. Quando ele cresce, descobre boceta, trabalho, dinheiro, cocaína, o diabo que seja mas ele CRESCE!

E o RPG não acompanha esse crescimento.

Por isso que o Banco Imobiliário está aí há dezenas de anos e sempre vende, sempre é jogado, sempre faz sucesso.
Não tem campeonatos nacionais, não tem mimimi e nem sites punhetando em cima com livros e delírios a respeito...

Mas muito mais gente joga Banco Imobiliário do que RPG.
Porque é um jogo de família.
Para todos.

RPG não consegue ser um jogo de família.
Normal. Faz parte.

Então, precisava ser. Isso, se quiser ser popular de novo e não idílio de nerd solitário.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.milmomes.com
The Fool
Membro do Esquadrão Relampago
The Fool

Mensagens : 792
Data de inscrição : 21/09/2010
Idade : 48
Localização : Carapicuiba - SP

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeTer 22 Mar - 12:52

Momento!

BK, existem RPGs com temática mais adulta sim, lá fora!
Aqui o povo fica só no infanto-juvenil por causa de uma coisa chamada preguiça e falta de visão!
Dá uma olhada aqui nessa busca que eu fiz no Google, veja se procede a informação:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&safe=off&q=+site:amazon.com+adult+rpg+books&sa=X&ei=yb6ITZi-EO-z0QHLsd3-DQ&ved=0CAIQqAQwAw

O que eu fiquei sabendo é que os gringos de forma geral, tem preferido jogar rpg pela net, seja em grupos de discussão ou em MMOs. PARECE que os livros foram meio deixados de lado.
PARECE, não tenho certeza disso.
Falando da discussão em si: eu concordo com o Saruman, o mercado se elitizou sim. Na época da febre por RPG, tinham produtos com um apelo mais popular, mais baratos.
Livros de 3D&T, os livros da editora Daemon com seu sistema próprio, os meninos faziam uma boa pesquisa das coisas e não enfiavam a faca como a Devir faz.
Mas daí veio o D20, o Catarro e companhia foram de mala e cuia pro sistema, abandonaram o 3D&T e foda-se. Estamos no D20, quem quiser, fica aí.
Qiuando chegou a Quarta edição eles ficaram ressabidos de seguir o mercado ( leia-se, a Devir ). Lançaram o Tormenta RPG com um sistema adaptado do D20, ligaram o foda-se de novo e foram pra quarta edição.
Só que nesse meio tempo, o Catarro foi atropelado por uma coisa: o 3D&T não morreu!
http://otolofala.blogspot.com/2008/10/3d-vai-voltar.html

Resignado, ele voltou a mexer na coisa. Ou pelo menos diz que voltou a mexer.
Fez um livrinho novo, botou o download disponível do site da Editora Jambô, já sabendo que na net o povo baixa mesmo e foda-se se o livro vai ficar 10 anos na livraria pra vender.
http://www.jamboeditora.com.br/comunidade/downloads/3d&t.zip

Mas isso tudo é passado. É novo, recente, mas é velho.
Pessoal da Editora Daemon na minha opinião, tavam fazendo um trampo decente, tem uma dezena de netbooks disponíveis no site da editora, os impressos não são tão caros comparando com os da Devir, mas...
Eles pararam.
Aqui:
Citação :

http://www.Foro de São Paulo.com.br/Main#CommMsgs?cmm=113114&tid=5489813286348678593

Foi até comentado pelo Marcelo Catarro:
http://www.formspring.me/Catarro/q/781192481?1300808669798

Teve uma época, eles mandaram pras bancas de jornal alguns títulos de RPG, o Supers RPG, pra RPGs com super-poderes e o Anime RPG, falaram nos livros que ia ter suplementos e tal, eu frequentava o fórum da editora Daemon nessa época, mas...não rolou.
Comprei alguns livros da editora, mas depois de um tempo, pararam de sair ou eram coisas que não me interessavam.
Depois de um tempo, foi tudo pro saco.

Brasil
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.otolofala.blogspot.com
Kaiju
Ex BBB
Kaiju

Mensagens : 57
Data de inscrição : 25/09/2010

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeTer 22 Mar - 22:40

O problema nem é tanto a temática, porque tem rpg de tudo. Não tendo dá pra fazer ou adaptar.

Acredito que um dos grandes problemas para o rpg conseguir se popularizar seja a necessidade de uma preparação prévia mínima de material, como fichas de personagens e aventuras. Parece bobagem, mas demanda alguma dedicação, tempo e imaginação, coisas que talvez a maioria das pessoas não tenha mesmo ou dificilmente queira investir num jogo, especialmente adultos. A liberdade de criação é o maior atrativo e diferencial, o mais interessante, mas costuma deixar as pessoas perdidas no início (principalmente sem a orientação de alguém já familiarizado com o rpg) e algumas nunca aprendem a lidar direito com ela. Quem está começando leva tempo por ainda estar aprendendo a jogar, quem já tem experiência tende a querer criar algo mais complexo ou experimentar algo novo, gastando um tempo também. Talvez as pessoas realmente prefiram algo simples e imediato, que dê pra resolver jogar do nada, com apenas outra pessoa (com opção de mais pessoas jogarem juntas, se possível) ou pela internet, como um baralho, jogo de tabuleiro ou game. Material pronto pra jogar seria uma solução se não fosse de uso único (ou cansasse rápido) e de alto custo, tendo que competir com games que hoje em dia já vem com opções de customização e ramificações de história que pra muitos bastam.

Outro grande problema é o modo de jogo em campanhas, contínuo. O problema é que isso demanda conseguir reunir um mesmo grupo razoável de pessoas (de pelo menos ou preferencialmente quatro ou cinco, sem faltas), com uma certa frequencia, para passarem uma tarde ou dia jogando. De novo, o sério problema da falta de tempo, ou capacidade de organização dele de alguns. Claro que nada impede que se jogue apenas aventuras de uma única sessão de vez em quando, mas convenhamos, fatalmente tanto quem está começando quanto quem tem experiência pode não conseguir fechar uma aventura numa única sessão. Que pode acabar se extendendo e virando uma campanha. Ou então simplesmente querer jogar uma campanha mesmo para experimentar uma trama maior com mais complexidade. Dificilmente alguém se animaria em comprar e estudar tantos livros para só jogar raramente, seria dose, mas é o que pode acabar acontecendo com a dificuldade de marcar reuniões em pessoa.

B.K. escreveu:
O que eu quero saber é porque essa merda falhou e manter-se, enquanto outros tantos jogos ainda estão por aí, firmes e fortes.

A resposta é uma só: adultos não brincam com RPG.
Por ser um produto estritamente para crianças e adolescentes, o RPG tem prazo certo pra morrer.
Não é simplesmente por ser voltado a crianças e adolescentes que algo vai entrar em declínio. Se existe alguém que começou a jogar rpg depois de adulto sem ser por intermédio de alguém que já jogasse, nunca tendo jogado ou conhecido quando jovem, realmente deve ser considerado um exemplar raríssimo de exceção à regra. No entanto o mesmo poderia ser dito de qualquer card game, que é altamente rentável e com certeza tem menos jogadores adultos ainda do que o rpg.

B.K. escreveu:
Por isso que o Banco Imobiliário está aí há dezenas de anos e sempre vende, sempre é jogado, sempre faz sucesso.
Não tem campeonatos nacionais, não tem mimimi e nem sites punhetando em cima com livros e delírios a respeito...

Mas muito mais gente joga Banco Imobiliário do que RPG.
Porque é um jogo de família.
Para todos.
Realmente é uma chave pro sucesso, não tem o que discutir. Algo voltado para crianças que pode ser jogado também por familiares (e É jogado por conseguir ser pelo menos minimamente interessante para qualquer idade) deve acabar agregando um baita valor nostálgico, que faz com que uma geração compre e jogue com a próxima, perpetuando um ciclo.

Fabiano Alves escreveu:
O que eu fiquei sabendo é que os gringos de forma geral, tem preferido jogar rpg pela net, seja em grupos de discussão ou em MMOs.
Pra quem curte rpg pelo combate estratégico os MMOs bastam, limando o primeiro problema que citei e reduzindo o segundo (que deixa de ser uma restrição), sendo que não impedem o lado da interpretação, ainda que meio restrita.

Já vi sites e programas com chat e ferramentas como dados para se jogar rpg tradicional online há MUITO tempo atrás. Nunca usei, não sabia como funcionavam e achei que não deram certo por nunca mais ter visto algo parecido. Mas talvez seja mesmo tendência agora, me lembro que quando dei uma olhada no D&D quarta edição vi que a empresa estava investindo nesse tipo de coisa. Deve reduzir o segundo problema, a princípio.
Ir para o topo Ir para baixo
Quiof
Tia do Batemá
Quiof

Mensagens : 281
Data de inscrição : 20/09/2010

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeTer 22 Mar - 23:03

a Daemon encalhou, lembro quando o RPG Quest foi lançado, eles se focavam no público juvenil e misturavam aqueles joguinhos de tabuleiro tipo Hero Quest e RPGs clássicos como D&D original.

Só que ao invés de chamar jogadores inicantes, chamou atenção de jogadores veteranos, que gostam de jogos de tabuleiro e RPG old.

a idéia do Del Debbio de fazer cadernos eram boas
http://www.daemon.com.br/home/index.php/cadernos-rpgquest/

a Dragão Brasil dos tempos da RedeRPG dava espaço pra esse pessoal.
Ir para o topo Ir para baixo
B.K.
Passageiro do Den Liner
B.K.

Mensagens : 631
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 60
Localização : Entre os seios de sua mãe!

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeQua 23 Mar - 12:05

Os tempos mudam.
As pessoas mudam, os gostos mudam.

Se uma empresa quer se estabelecer, ela agrada o público.
Se uma empresa quer se manter no mercado, ela se modifica para agradar o público.

Pois TODO produto tem prazo de validade. Numa hora as pessoas cansam e o produto, se não tiver renovação, vai pro escanteio.
Foi assim com a Fanta Laranja, Batman, Ursinhos Carinhosos, He-Man, Saber Marionettes J, Homem-Aranha, Trapalhões, etc.

O RPG tentou se modificar mas não soube se AMPLIAR!
E essa ampliação se passa pela READEQUAÇÃO do produto ao novo público, ou às novas tendências do público.

As readequações foram banais, frívolas e visando o mesmo público-alvo que já estava saturado e sem produtos interessantes.

Daí vieram os videogames e, da mesma forma que o RPG tornou os jogos de lápis e caderno (Wurzburg) obsoletos, ele se tornou obsoleto pra nova leva de consumidores.

Portanto, quero crer que a concepção do RPG em sua atual fórmula, é a certeza de sua estagnação e morte.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.milmomes.com
Mohamed
Imperador Sécular Gorgom
Mohamed

Mensagens : 1077
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 49
Localização : Centro da Terra

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeQua 23 Mar - 15:52

Lembro que eu jogava 'Resident Evil' inventado com regra adaptada de Vambiro.
Ficava sabendo de algum jogo novo, adaptava o cenário pra jogar em RPG diferente.
Jogava AD&D com sistema de magia por pontos, criado por mim.

Ninguém precisava de nada mais que o livro básico.
O resto, a gente inventava na hora.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.formspring.me/Moh4med
B.K.
Passageiro do Den Liner
B.K.

Mensagens : 631
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 60
Localização : Entre os seios de sua mãe!

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeQua 23 Mar - 17:16

A molecada gosta de brincar do jeito mais simples possível.
Se tem livro, eles rejeitam.
Se tem dadinho, carta e modelo de plástico... É a pura alegria!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.milmomes.com
Mohamed
Imperador Sécular Gorgom
Mohamed

Mensagens : 1077
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 49
Localização : Centro da Terra

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeQua 23 Mar - 18:41

O que estragava a brincadeira é quando aparecia um advogado de regras, dizendo que existia tal regra no suplemento tal (geralmente importado).
Como se eu não pudesse inventar regras e fosse obrigado a usar as regras do suplemento tal.

Ae o carinha dizia que a gente jogava 'errado'.
Porra. Se jogar errado é mais divertido, vou jogar 'certo' pra que?

Na verdade, esse tipo de carinha virou o padrão entre jogadores.
Nos foruns eram todos assim.
Fui perdendo o tezão. Também não queria fazer parte desse grupo, que eu achava constituído de idiotas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.formspring.me/Moh4med
Kaiju
Ex BBB
Kaiju

Mensagens : 57
Data de inscrição : 25/09/2010

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeQui 24 Mar - 0:10

No meu comentário anterior mencionei o problema das pessoas não saberem lidar com a liberdade do jogo. Não entrei a fundo, mas era exatamente a isso que estava me referindo.

Existem diversas maneiras de se jogar rpg. Uma pequena prova são as discussões sobre o que seria exatamente o rpg ou como se deveria jogar que rolam por aí. Ele é mal definido de nascença por haver uma infinidade de aspectos nele. Com o tempo os jogadores vão dando diferentes níveis de importância a determinados aspectos (como interpretação de papéis, combate estratégico, entre muitos outros), seja por se divertirem mais com alguns ou terem mais facilidade de lidar com eles. É ótimo quando as pessoas respeitam a diferença no modo de jogar dos outros, é até mais interessante jogar com alguma diversidade.

O problema é quando os jogadores caem em extremismos atrapalhando a participação dos demais. É quando o sujeito que apenas gostava de estudar regras para deixar seu personagem mais forte começa a exagerar e usar os livros como pretexto de direito a alguma coisa, o advogado de regras que você citou, chegando a iniciar disputas e desafios de maneira gratuita para se "provar melhor". Ou quando o cara que prefere interpretar perde a linha, não deixando os outros falarem. Acho que isso acontece muito no Brasil por só termos jogos de natureza competitiva por aqui, não cooperativa, é com o que o pessoal está mais habituado desde a infância. Mais problemático é quando ocorre no mestre de jogo, que ao invés de entreter o grupo propondo desafios de acordo, pensa que seu papel é jogar contra eles com o poder de manipular todo o universo.

Mas pior ainda é quando um jogador começa a ver o seu modo de jogar como sendo o "legítimo", por mero vício ou preferência pessoal. A intolerância que acaba rolando daí pode ser algo tão descarado como simplesmente não aceitar ou conseguir jogar com quem jogue de modo (muito) diferente, quanto algo mais sutil como jogar tentando converter os demais jogadores para aquele modo de jogo que defende como ideal, aos poucos. Exemplo disso é alguém que prefere interpretar torcer o nariz pra quem prefere combate e vice-versa. Mesmo quando nenhum dos dois esteja tomando atitudes e posturas que prejudiquem o andamento e diversão do jogo, o que aí sim seria algo verdadeiramente merecedor de crítica.
Ir para o topo Ir para baixo
Kamen Rider
Imperador Sécular Gorgom
Kamen Rider

Mensagens : 1529
Data de inscrição : 19/09/2010

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeSáb 9 Jul - 22:37

Citação :
Conheça Ledd, série baseada em RPG com atualizações online
Rpgistas e suas mancadas - Página 9 Ledd_02
Ledd é uma nova série em quadrinhos mensal baseada no mundo de RPG Tormenta.

O roteiro é de J.M. Trevisan (Tormenta, Dragão Brasil, revista Rolling Stone Brasil) e a arte é do estreante Lobo Borges.

Inspirada nos mangás de aventura e nos RPGs, a história conta a jornada do personagem-título em busca de seu passado e da resposta para os mistérios que cercam sua vida, em companhia de um parceiro que faz magias usando um ingrediente um tanto quanto diferente.

A HQ será disponibilizada gratuitamente para leitura online em edições de 24 páginas, com a possibilidade de contribuição voluntária por parte dos leitores. Posteriormente, os episódios serão reunidos em versões encadernadas à venda nas livrarias, com produção da Editora Jambô.

Essas edições terão diversos extras, como as primeiras páginas coloridas, histórias de bastidores, esboços de personagens e outros.

O primeiro episódio de Ledd vai ao ar na virada do dia 8 para o dia 9 de julho, à meia-noite, no site da série.

Confira um preview da HQ no Facebook. Também é possível acompanhar as novidades no Twitter.
http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n06072011_01.cfm
Ir para o topo Ir para baixo
https://clock-up.forumeiros.com
B.K.
Passageiro do Den Liner
B.K.

Mensagens : 631
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 60
Localização : Entre os seios de sua mãe!

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeSáb 9 Jul - 23:40

Tem uma coisa que me intriga nesses caras do RPG: eles fazem revistas, fazem sistemas, esboços dos bastidores, manuais complexos, designs da porra, fazem o diabo da Xuxa que o pariu do caralho...

E não ficam ricos.

Tá, não precisa ficar rico.
Mas o cara não sai ali do gueto.
Não amplia os negócios, não faz coisas maiores acontecerem, não licencia, não faz marketing, nada.

Porra, distribuir HQ de graça...
Legal.
Mas como é que essa porra se paga?
Tem verba pra isso?
Se tem verba, como é que repõem essa grana aplicada?

Sinceridade?
Eu acho que esses caras são burgueses que ganham uma grana boa de algum lugar, bancam tudo do próprio bolso e se vender, vendeu. Se não vender, foda-se, porque ele não tem interesse em ganhar dinheiro.

Acho que eles são todos fanzineiros de luxo que botam banca de criadores e mimimi, mas nunca saem do lugar.

Errei?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.milmomes.com
The Fool
Membro do Esquadrão Relampago
The Fool

Mensagens : 792
Data de inscrição : 21/09/2010
Idade : 48
Localização : Carapicuiba - SP

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeDom 10 Jul - 14:16

Bk, não, não está errado.
A gente tem comentado atualmente da falta de visão em geral dos brasileiros e o povo do RPG não escapa disso.
É só você ver o mercado de RPG em si, pequeno, encolhido e dependente de material estrangeiro.
Teve uma época que eu achei que as coisas iam pra frente, a editora Mitsukai tinha um sistema de RPG próprio, seus suplementos e tal, mas...
Aqui:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ES1f4eEWViIJ:www.rederpg.com.br/portal/modules/news/index.php%3Fstorytopic%3D67+Editora+Mitsukai&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

Página está em cache do Google porque os caras mudaram o servidor do site.
Como eu comentei, tudo foi por terra quando chegou o sistema D20 do Dungeons & Dragons, tudo tinha virado pro sistema D20, até as coisas da Mitsukai.
Não compensava eles ficarem dando cabeçada com sistema próprio sendo que o que os gringos ofereciam era melhor e que todo mundo ia jogar no fim das contas.
Brasileiro AMA o que vem de fora e despreza o que é feito aqui. Em RPG não é diferente.

@ Ledd: Eu não sei o que esperar dessa HQ. Trevisan é amiguinho do Catarro, então eu penso comigo mesmo que eles devem escrever as mesmas coisas com alguma margem pequena de variação.
Em poucas palavras, não espero nada ousado ou pelo menos diferente.
Essa primeira história tava assim, nada demais. Mas vamos ver como se desenvolve a história.
No mais, concordo com o que o Samshoe postou no tópico de Quadrinhos nacionais, uma webcomic num site todo bem-feitinho cheio de coisa e a webcomic em si é toda preto-e-branco porque "a colorida vai ser pra versão impressa" ?
Ah, vá! Bando de amadores!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.otolofala.blogspot.com
Kamen Rider
Imperador Sécular Gorgom
Kamen Rider

Mensagens : 1529
Data de inscrição : 19/09/2010

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeDom 10 Jul - 14:52

Além do PB outra coisa que me incomodou é a periodicidade mensal, porra por que não semanal ou quinzenal? Não há grandes detalhamentos de canario mesmo para justificar tanto tempo de uma edição para a outra. Um fiapinho de história como aquela deveria ter um espaço mais curto de tempo pro cara ler a continuação, senão se perde a empolgação de continuar acompanhando.
Ir para o topo Ir para baixo
https://clock-up.forumeiros.com
The Fool
Membro do Esquadrão Relampago
The Fool

Mensagens : 792
Data de inscrição : 21/09/2010
Idade : 48
Localização : Carapicuiba - SP

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeDom 10 Jul - 15:16

Sr Black, eu posso estar enganado, mas veja se não tem lógica o que pensei sobre isso da periodicidade.
Pelo menos pra mim, Ledd foi pensado pra ser IMPRESSO, não online.
Isso justificaria as páginas todas PB e a chamada no fim da revista pra nova edição em Agosto.
Em nennhum momento comentou-se pela net que Ledd seria webcomic.
E a gente sabe que fazer webcomic nunca foi o forte do pessoal seja dos quadrinhos ou do RPG.
Só que, deve ter acontecido alguma coisa e ele optaram por publicação online, dentro do site da editora Jambô.
A Jambô não tem costume de fazer quadrinhos, e dos poucos títulos que eles tem, um é aquela cagada MASTER do Catarro em vender Dragon Bride por 50 pilas, que virou 37 reais agora né?
Em poucas palavras, a meu ver, eles mandarem isso pras bancas além do risco de encalhar + mancada com Dragon Bride = a perder dinheiro.
Dai foram pra Webcomic.
Se for verdade isso que estou pensando, então provavelmente depois do número 2 a periodicidade passe a ser semanal ou mesmo quinzenal, pois acredito que nesse exato momento, o Trevisan e o Lobo Borges devem estar correndo pra fazer o número 2 e começar o número 3.
Veremos, veremos!

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.otolofala.blogspot.com
B.K.
Passageiro do Den Liner
B.K.

Mensagens : 631
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 60
Localização : Entre os seios de sua mãe!

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeDom 10 Jul - 18:29

Eu não confirmo esse papo de que brasileiro adora o que vem de fora.
Acho que não é por aí.

Acontece que os gringos tem, primeiro, um material de primeira qualidade.
Que vendeu bem na terra deles porque foi idealizado pra... Vender bem!
É engraçado dizer isso mas os gringos fazem produtos e projetos pra agradar as pessoas e que vendem bem.

Ao mesmo tempo, o valor do licenciamento deles é muito baixo. Junte-se a isso uma organização fodida que se faz presente nas feiras de livros onde as editoras vão sempre, mais o marketing, mais as promoções, mais o apelo...

Enfim, os gringos são foda. Eles tem melhor preço, melhor qualidade, certeza de bom retorno de público...

Mas a gente tem coisas que eles não tem: falamos a mesma lingua, temos as mesmas idéias e o mesmo público do qual eles nem sabe do que se trata!

Seria o caso de se mudar essa postura editorial excludente, que valoriza a turminha ou o micro-feudo de leitores, e buscar alternativas que levasse pra cada vez mais leitores o produto em questão (que pode ser RPG, HQ, livros, o diabo).

O que eu percebo é que esses caras não tem visão pra isso porque não lhes interessa ganhar dinheiro.
Porque eles são boys.
A maior parte deles ganha bem porque recebem mesada de papai empresário.
O cara lá mora num belo apartamento que papai lhe deu.
O outro não precisa se esforçar porque também tem uma bela grana no bolso e tals.

E essas "editoras" praticamente não precisam vender (fazem pose de que vendem mas a gente puxa a listagem da Saraiva e percebe que neguinho vende menos do que eu!) porque TANTO FAZ!

Você pega esse "tanto faz" na concepção do projeto do cara.
Quer coisa mais sem apelo, sem vida, vazia e sem tesão do que isso aí que ele apresentou?
Uma idéia chutava, vagabunda, superficial, idiota e que a minha filha de 6 anos faz história melhor!

"Ah, mas é pra levantaro game!"
Porra, então deveria ser uma Xuxa HISTÓRIA DA PORRA DO CU DO CARALHO! Um troço que mostrasse que o cara se esforçou, suou a camisa, se dedicou, PESQUISOU!

O que eu percebi é que o Trevisan deve ter gasto uns 10 minutos pra pensar essa coisa, não muito diferente de seu amo e senhor, que também não gosta (ou não sabe) o valor do trabalho sério na concepção do universo criativo do personagem.

Tá certo que no tempo de H.A. o leitor não tinha referencial e aceitou qualquer porcaria.
Só que assim que entrou o mangá de verdade, quebraram as pernas deles!

No RPG é a mesma coisa porque esses caras não se sentem incomodados.
Eles não se sentem pressionados a fazer qualquer coisa porque NÃO TEM CONCORRÊNCIA!
Não tem concorrência, não tem público, não tem marketing, não tem proposta de ampliação da abrangência de seus produtos, enfim, o cara faz pra botar banca mesmo.
Porque tem dinheiro, porque tem uma fonte de renda paralela, porque SE ACOMODARAM!

Eu acho que essa acomodação vem do fato de que eles não precisam vender.
Não precisam agradar ninguém porque estão recebendo dinheiro de outra fonte que não a venda.
Se dependessem das vendas, o papo seria outro, mas como não precisam, fazem o que lhes dá na telha algo que APARENTE ser coisa séria mas... Nunca é.

Daí, quando eles fazem alguma coisa, tipo webcomic, são páginas em P&B porque pensam em banca...
Descartando toda mudança que os tablets estão trazendo pro mundo inteiro.

Pra agradar o brasileiro, tem que QUERER agradar o brasileiro.
Eles não querem agradar ninguém, essa é a verdade.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.milmomes.com
Clanker
Sobrinho do Tio Patinhas
Clanker

Mensagens : 185
Data de inscrição : 23/09/2010

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeSeg 11 Jul - 11:11

Zé, não tem jeito, os malucos trabalham com isso há anos e ainda não aprenderam.

Você, eu e os demais aqui vai ter que mostrar a eles como fazer - fazendo um trabalho mil vezes melhor e reinventando o gênero inteiro para o gosto popular.
Ir para o topo Ir para baixo
SuperSentai Saruman
Discipulo do Sr Miyagi
SuperSentai Saruman

Mensagens : 85
Data de inscrição : 06/03/2011
Idade : 36
Localização : Além do horizonte, sob o poente.

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeQua 28 Set - 21:38

Clanker escreveu:


Você, eu e os demais aqui vai ter que mostrar a eles como fazer - fazendo um trabalho mil vezes melhor e reinventando o gênero inteiro para o gosto popular.

Vai ter que aprender concordância gramatical antes.
Ir para o topo Ir para baixo
Clanker
Sobrinho do Tio Patinhas
Clanker

Mensagens : 185
Data de inscrição : 23/09/2010

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeSáb 1 Out - 12:32

SuperSentai Saruman escreveu:
Clanker escreveu:


Você, eu e os demais aqui vai ter que mostrar a eles como fazer - fazendo um trabalho mil vezes melhor e reinventando o gênero inteiro para o gosto popular.

Vai ter que aprender concordância gramatical antes.

Obrigado por indicar o meu erro.

Mas o Kamen Rider removeu a edição no fórum.

Então vai ficar como está, mesmo que eu e você não queiramos.
Ir para o topo Ir para baixo
The Fool
Membro do Esquadrão Relampago
The Fool

Mensagens : 792
Data de inscrição : 21/09/2010
Idade : 48
Localização : Carapicuiba - SP

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeSáb 28 Jan - 15:39

*Chuta o tópico* UP!

Citando...

Citação :

Jambô Editora @jamboeditora

HOLY AVENGER SERÁ REPUBLICADA EM VOLUMES ENCADERNADOS, SENHORAS E SENHORES!


https://twitter.com/#!/jamboeditora/status/162895954171801601

E esses volumes encadernados terão capas novas de Érica Awano, conforme consta no mesmo Twitter.
Devo ficar feliz ou triste com isso? Eu tinha os encadernados da época da Trama, mas me desfiz de todos ( 2 de 5 ).

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.otolofala.blogspot.com
Kamen Rider
Imperador Sécular Gorgom
Kamen Rider

Mensagens : 1529
Data de inscrição : 19/09/2010

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeSáb 28 Jan - 19:03

Será que vai mais longe que a versão da Mythos?
Ir para o topo Ir para baixo
https://clock-up.forumeiros.com
The Fool
Membro do Esquadrão Relampago
The Fool

Mensagens : 792
Data de inscrição : 21/09/2010
Idade : 48
Localização : Carapicuiba - SP

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeSáb 28 Jan - 22:43

@ Rider: Certamente, porque as edições encadernadas da Trama eram 5 volumes.
Quer dizer, eles soltando a bagaça uma a cada dois, três meses, dá pro gasto.
E um encadernado pode ir pras livrarias sem problema algum.
Agora, estou pensando quanto vai custar a brincadeira!
Se Dbride tava 50 pilas, quanto HA vai valer? 70??
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.otolofala.blogspot.com
Agronopolos
Guardião do Infinito
Agronopolos

Mensagens : 346
Data de inscrição : 22/11/2010
Idade : 43
Localização : Terra (do lado de fora)

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeSáb 28 Jan - 23:13

The Fool escreveu:
*Chuta o tópico* UP!

Citando...

Citação :

Jambô Editora @jamboeditora

HOLY AVENGER SERÁ REPUBLICADA EM VOLUMES ENCADERNADOS, SENHORAS E SENHORES!


https://twitter.com/#!/jamboeditora/status/162895954171801601

E esses volumes encadernados terão capas novas de Érica Awano, conforme consta no mesmo Twitter.
Devo ficar feliz ou triste com isso? Eu tinha os encadernados da época da Trama, mas me desfiz de todos ( 2 de 5 ).


conheço essas de "capa nova"

no maximo pegarão uma imagem antiga e darão uma "garibada" nela
Ir para o topo Ir para baixo
Http://thenewdppu.blogspot.com/
The Fool
Membro do Esquadrão Relampago
The Fool

Mensagens : 792
Data de inscrição : 21/09/2010
Idade : 48
Localização : Carapicuiba - SP

Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitimeDom 29 Jan - 16:27

@ Agronopolos: Depende, eu acho que como capista a Érica funciona.
Se bem que vai dar um contraste, a capa toda cheia de coisinha, tu abre vai ter uma arte diferente.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.otolofala.blogspot.com
Conteúdo patrocinado




Rpgistas e suas mancadas - Página 9 _
MensagemAssunto: Re: Rpgistas e suas mancadas   Rpgistas e suas mancadas - Página 9 I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Rpgistas e suas mancadas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 8 de 11Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 7, 8, 9, 10, 11  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clock Up :: Principal :: Criações-
Um fórum grátis | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum